PANTONE 16-1546 Living Coral

“Animado e cheio de vida, um coral com “undertone” dourado que energiza e vivifica numa pegada suave.”

A Pantone no final de 2018 , revelou qual seria sua aposta para 2019, e assim nasceu o “Living Coral”.

“Vibrante e suave também, Living Coral nos acolhe com sua aura cálida e nutritiva, flutuando e reconfortando num ambiente em constante transformação.

Reagindo às investidas devastadoras da tecnologia digital e a consolidação da midia social em nossas vidas cotidianas, passamos a procurar experiencias autenticas e imersivas que permitem a conectividade e a intimidade. Sociável e espirituoso, a natureza envolvente do PANTONE Living Coral 16-1546, nos acolhe e nos encoraja a ter atitudes espontâneas. Simbolizando a busca inata pela alegria e a necessidade por otimismo, Pantone Living Coral 16-1546 corporifica nosso desejo por se expressar se divertindo.

Representando esta fusão que ocorre na vida moderna, Pantone Living Coral é uma cor nutriente que habita em nosso ambiente natural e ao mesmo tempo, em simultaneidade, está presente de forma brilhante na midia social.”

 

 

Trazendo para o nosso universo, o Coral é classificado como uma Gema Orgânica, e possui a qualidade e aspecto de uma pedra. Os Corais ( nome de origem Grega) formam recifes, atóis e bancos de coral através de troncos com numerosas ramificações.

                                                                        

 

Para a obtenção de gemas são utilizados somente os esqueletos calcários desses organismos . Eles são formados por pequenos polipos (ou Zoófitos), que se alojam em minúsculas cavidades segregando uma substância calcária através de suas bases. A altura dos troncos de coral é de 20 a 40cm, a espessura dos seus ramos chega até 6cm.

Existem jazidas ao longo das costas dos países do Mediterrâneo ocidental, no Mar Vermelho, golfo de Biscaya , Ilhas Canárias, Arquipélago da Malásia, Ilhas Midway, Japão e Havaí(EUA). A produção de corais sendo cada vez controladas pelas leis ambientais e de proteção da natureza.

O coral é encontrado a profundidades de 3 a 300 metros e é colhido através e redes extensas, presas a pesos, que dragam o fundo do mar. No Havaí ja foram utilizados minissubmarinos para coletar corais. Quando eles são trazidos á superfície, as partes moles são retiradas, sendo as demais partes classificadas. Por mais de 200 anos, o principal centro de comércio de corais tem sido a cidade de Torre Del Greco, ao sul de Nápoles (Itália). Ainda hoje cerda de 75% dos corais colhidos em todo o mundo são ainda processados ali.

Os corais não trabalhados possuem cor mate: os polidos possuem um brilho vítreo. O coral é polido com arenito e granulação fina e esmeril; o acabamento é um polimento feito com feltro. Os corais são utilizados como bolas para colares e pulseiras, como cabochões , objetos ornamentais e esculturas.

 

 

Os pedaços de forma alongada são perfurados longitudinalmente, sendo utilizados para colares. Muito sensíveis ao calor, ácidos e soluções quentes o Coral pode empalidecer com o uso.

CORAL
COR: Vermelho, Róseo, Branco, Negro e Azul
Cor do traço : Branco
Dureza de Mohs: 3-4
Densidade Relativa: 2,60 – 2,70
Clivagem: Não há.
Fratura: Irregular, estilhaçada, quebradiça
Sistema Cristalino: Trigonal, microcristalino
Transparência: Translúcido, opaco
Composição Química: CaCO², carbonato de cálcio (+magnésio + matéria orgânica)
Índice de refração: 1,486-1,658
Birrefringência : – 0,172
Dispersão: Não há
Pleocroísmo: Não há
Espectro de Absorção: não diagnosticado
Fluorescência: fraca 

 

 

Fonte: Livro Gemas do Mundo 9ª Edição 
https://www.pantone.com.br/